26 de novembro de 2009

Dia Nacional de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças é comemorado na quarta Quinta-feira de Novembro. Nesta data, pessoas de todas as religiões dão graças pelas dádivas alcançadas. As famílias se reúnem e comemoram com a ceia tradicional, após as preces e os cultos de cada religião em comunhão espiritual à benevolência de Deus misericordioso.

Segundo a tradição, o primeiro Dia de Ação de Graças americano aconteceu em 1621. A festa foi feita junto aos integrantes da tribo Wampanoag, convidados dos colonos ingleses fundadores da colônia Plymouth, estado de Massachusetts.

Num gesto de delicadeza, os índios levaram comida aos ingleses. Só em 1789, por idéia do então presidente George Washington, a data se tornou feriado. Para aqueles que estão no caminho espiritual, o Dia de Ação de Graças anuncia formalmente a chegada do Natal e simboliza a gratidão que sentimos a medida em que nos aproximamos de Deus.

Da mesma forma que o dia de Ação de Graças precede o Natal, o coração, que é constantemente agradecido, é um precursor do glorioso nascimento interno da consciência Cristã que é a alegre realização da Presença Divina em toda a criação.

Oferendas internas, conscientes de agradecimento, abrem nossos olhos novamente para as incontáveis manifestações de Deus em nossa volta, emocionando-nos com uma capacidade nova de admirar e sentir júbilo na vida diária.

O Dia de Ação de Graças é o dia especialmente dedicado à gratidão. A rigor, todos os dias deveriam ser de ações de graças. Em todas as circunstâncias, em todos os momentos, deveríamos ser gratos a Deus. "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus, em Cristo Jesus, para convosco". (I Tessalonicenses 5,18.)

Agradecer a Deus, entendendo que tudo lhe pertence e que providencia o melhor para nós, é sinal de amor e de obediência à Sua vontade.

No ano de 1909, Joaquim Nabuco, Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, assistiu a um Culto de Ação de Graças. Ficou tão impressionado que declarou: "Quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus".

Em 1949, foi votada no Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente Eurico Gaspar Dutra, a Lei no 781, que instituiu no Brasil o Dia Nacional de Ação de Graças.

(Fonte)

Coloquei aqui uma celebração especial para esse dia.



Olha,
Eu tenho mais de mil motivos para agradecer
Cada manhã eu vejo um novo dia amanhecer
Esse é o motivo para dar Graças a Deus

Eu tenho a certeza que você também não vive só
Pois Deus está sempre contigo andando ao seu redor
E é preciso você dar Graças a Deus

Graças a Deus
Pelo dia que passei
Graças a Deus
Pelos passos que hoje andei
Graças te dou, meu Deus
Por meu viver

Graças a Deus
Pelo Seu amor sem fim
Graças a Deus
Pela voz que há em mim
Graças a Deus
Mais uma vez

Eu sei que Deus
Já me livrou da morte muitas vezes
E é por isso
Que eu sempre vou louvar ao meu Senhor

(Música: Graças A Deus - Daniel & Samuel)


Na minha paróquia este ano tivemos uma missa muito linda de ação de graças.
Foram preparadas várias homenagens e agradecimentos a Deus por todas as graças e bênçãos recebidas e cada pastoral ofertou o que tem de melhor.
Coloquei algumas fotos neste álbum para vocês copiarem as idéias nos próximos anos em suas paróquias:
Ação de Graças

0 comente aqui: