26 de abril de 2010

Retiro das crianças - sugestões

Desculpem a demora, mas eu estou com alguns probleminhas técnicos com minha internet e não estou conseguindo nem abrir meus emails, quanto mais postar nos meus inúmeros blogs...
Tentei reproduzir as partes do retiro que fizemos com as crianças que vão fazer a Primeira Eucaristia, mas não ficou exatamente igual ao que aconteceu, pois fiz de cabeça com o que lembrei.

Primeiro, os catequistas se reuniram e a coordenação estipulou quem seria o responsável por cada grupo, que no nosso caso foram divididos por cores.
Depois foram escolhidos os catequistas que ficariam responsáveis por ministrar as palestras sobre cada tema, quem iria aplicar a avaliação, quem faria com eles a reflexão e os catequistas, de preferência também Ministros da Eucaristia, para conduzir o tempo na Capela.
Então, o cronograma do retiro ficou mais ou menos assim:


Todos os grupos começaram fazendo a avaliação que era um questionário tipo assim:



Depois, uns grupos ficavam na sala aguardando o palestrante e outros iam acompanhados do catequista responsável até a Capela ou à sala de recreação.

Na Capela, que era uma salinha preparada com a Bíblia, velas, flores e o Santíssimo Sacramento, as crianças participaram de uma adoração, cantaram e tiveram o momento mais profundo do retiro, vejam a foto:

Na sala de recreação foram feitas brincadeiras como Jogo da Velha e competição de perguntas e respostas sobre o que aprenderam na catequese, com direito a pirulito e tudo no final. Acho que esse momento é fundamental para as crianças nesta faixa de idade (os meus por exemplo ainda têm em média 9 anos!).

A reflexão pode ser feita sobre um tema específico e no este ano o escolhido foi esse:

E as palestras foram sobre os Sacramentos e Mandamentos, onde as crianças puderam relembrar, dar exemplos e criar um grande e saudável debate sobre esses assuntos fundamentais na sua caminhada catequética.
Uma boa semana a todos e fiquem com Deus.

2 comente aqui:

Rosa Maria disse...

Sou coordenadora paroquial e tenho uma sala de 1ª Eucaristia...sempre tive vontade de promover um retiro com os catequizandos que farão 1ª Eucaristia...lendo a sugestão no blog achei maravilhos...com certeza passarei para meu grupo de catequistas...para poder adaptar conforme a nossa realidade...ADORO ESSE BLOG...POIS É ABENÇADO...

Simone Cruz disse...

Há alguns anos promovemos retiros para as crianças que farão a primeira comunhão e, particularmente, penso que esse trabalho é meio que em vão porque muitas vêem esse momento como um passeio. Acho lamentável isso, é como chover no molhado, ainda mais porque as crianças em sua maioria somem depois da primeira comunhão. Acho válido um retiro com os pais porque esses sim são os principais responsáveis pela caminhada dos filhos, pela continuidade da catequese que deve ser permanente. Um melhor trabalho com os pais ao longo da catequese dos filhos, uma trabalho forte de evangelização e mudança de etapa com o retiro até mesmo em família para a conscientização do compromisso que está para ser assumido seria realmente importante. É difícil o trabalho, desanima ao vermos os resultados, mas precisamos continuar.