23 de julho de 2010

Retiro em Preparação à Primeira Eucaristia

Me pediram mais sugestões para retiro com as crianças e encontrei este:



1º – Dia
18h - Apresentação das crianças
Dinâmica (dar 5 minutos para que de dois em dois se apresentem um ao outro, depois no grande grupo cada um apresenta o seu amigo.)
19h – Jantar
20h - Santa Missa
21:30h – Descansar

2º – Dia
7:00h – Acordar
8h – Café da Manhã
8:30h - Oração (um bom momento de animação e depois um momento de oração)
9h - Atividade: Caça Tesouro em que as pistas revisavam de uma maneira diferente os conhecimentos e lições aprendidas durante o ano nas aulas de catequese. Sendo que a pista final levou os grupos a descobrir o verdadeiro tesouro: Jesus. Neste momento, dentro da Capela recebem um crucifixo que é o símbolo do cristão. Como são muitas crianças pode se dividir em 10 grupos de 8 crianças e uma delas irá participar do Caça Tesouro e os outros ficaram na torcida. Não terá um vencedor todos irão ganhar o crucifixo.
10h - Partilha do que eles aprenderam com esse Caça Tesouro
10:30h – Intervalo
11h - 1º Palestra: Deus nos ama e nos mandou Jesus para resgatar esse amor.
12h - Fazer 2 perguntas sobre a Palestra e deixa-los responder.
12:30h – Almoço
14h - Animação e partilha das questões.
14:30h - Teatro sobre o tema Pecado (abordar as coisas que nos afastam de Deus)
15h - 2º Pregação (Pecado) – Ajudá-los a fazer o exame de consciência.
16h - Ter um Padre disponível para atendê-los em confissão. Sugerimos que eles escrevam seus pecados para que não se esqueçam na hora de confessar e também por ser mais rápido para que assim todos possam se confessar.
· Enquanto um adulto monitora as confissões, os outros podem estar em alguma atividade dentro da sala de palestra. (preparando o local para a noite mariana/ ensaiando as coreografias, a coroação de Nossa Senhora etc...) Aqui pode também fazer a encenação dos mistérios do terço.
17h - Intervalo
17:30h - Missa parte por parte. Nessa missa o Padre vai esclarecer de forma simples cada parte da Missa. Levá-los a viver cada momento.
19h - Banho – Jantar
20h – Noite Mariana – Levá-los a uma experiência com Nossa Senhora.

3º Dia

7:30h – Acordar
8h – Café da Manhã
8:30h – Oração
9h - 1º Palestra: A Presença de Jesus na Eucaristia
Dinâmica: Cada um escreve uma cartinha para Jesus declarando seu amor por Ele.
10:30h Intervalo
11h – Missa – (Seria uma missa especial – surpresa para eles a presença dos pais)
12:30h - Almoço

(Fonte)

7 comente aqui:

Eduardo disse...

Sheila, sou seminarista da Arquidiocese de Feira de Santan/BA e estou prparando um retiro sobre a 1ª Eucaristia. Seu material me ajudou bastante. Deus te abençoe e continue sua missão!!!

Alexsandra Nascimento disse...

Boa tarde Sheila, meu nome é Alexsandra sou catequista e coordenadora da catequese da catedral Nossa Senhora da Conceição em Campina Grande PB, em 1ª lugar quero parabenizar pelo seu blog por esta iniciação de Envagelizar. Sheila estou com uma turma de 80 catequizando que irão fazer a 1ª Eucaristia em maio e vamos ter o retiro em abril com elas, e gostaria se possivel vc encamilhar para mim algum material para este retiro, o nosso retiro sera apenas em um dia( sabado) das 8hs as 16hs fico no aguardo meu e-mail é alexsandra_pb_@hotmail.com

Lai Sandes disse...

Sheila, adorei o seu roteiro para o retiro da primeira eucaristia. Mas queria mesmo que explicasse como é essa dinâmica do caça ao tesouro, inclusive com as dicas.

Lila disse...

Olá! Obrigada pelas dicas, me ajudaram bastante! Parabéns por esse lindo blog pelo trabalho que realiza. Deus abençoe!

Roberval disse...

Parabéns, seu trabalho tem ajudado a muitos, que o Senhor te abençoe tremendamente, e que sejas adornada de muita sabedoria e paz!

RCastro
Ministro

Professora Ana Paula Loureiro disse...

Sou Ana Paula e amei o blog... continue seguindo em frente e trabalhando pela catequese...
Parabéns!

Cynthia Brito disse...

Sheila, estou tentando organizar um retiro com as outras catequistas de primeira eucaristia. Achei muito legal essa preparação. Depois de ler isso tudo já estou com novas ideias! Vou mostrar às minhas colegas de catequese.
Beijo enorme pra vc.
Deus lhe cuide!