16 de janeiro de 2011

Palestra sobre Iniciação Cristã

Ontem tivemos o terceiro dia do Curso de Atualização para Catequistas e o tema foi Iniciação Cristã, apresentado de uma forma clara e motivadora pela querida Bárbara, a qual já conhecia de outros cursos e palestras, inclusive da Escola Luz e Vida, que se Deus quiser estarei retornando este ano.
É uma bênção ter uma pessoa com o conhecimento e a disponibilidade dela na nossa Arquidiocese. Esta sabe multiplicar os seus talentos, que Deus a abençoe!

Ela começou pedindo que nos colocássemos em duplas e olhássemos dentro da bolinha preta do olho do(a) colega e repetíssemos algumas palavras, que depois percebemos que era a letra desta música:

"Se tu soubesses quem pode dar-te a vida
Seria dissolvida a mágoa mais cruel
Jesus é a vida vencendo toda morte
Mudando a nossa sorte
Livrando-nos do mal"

E leu a passagem da Samaritana (Jo 4, 7-19)

Disse que esse é um dos textos onde podemos ver o exemplo de Jesus nos ensinando o que é Iniciação Cristã:

. Deus toma a iniciativa de vir ao encontro de cada um (Ele nos amou primeiro).
. Ele mata uma sede que não se mata com o que o mundo oferece (Se beber desta água, jamais terá sede)
. O anúncio: Se tu soubesses quem é que te oferece essa água, tu mesmo a pedirias... (Jesus anuncia a Ele mesmo)
. Mostra-se sem preconceito, pois pede água a uma Samaritana. Não a menospreza, apenas acolhe e anuncia.
. Convite à conversão: fala do marido, sabendo que ela já havia tido 5 e o que tinha não era dela (Jesus convida para um novo tipo vida - vida cristã)
. Ela se sentiu amada e saiu a evangelizar: - encontrei aquele que me conhece por dentro...

A Iniciação Cristã é para formar pessoas que descobrem felicidade em ser cristãos!

Queria compartilhar com vocês a apresentação da Bárbara na íntegra, então fotografei os slides...
Espero que consigam ler, pois tive que tirar as fotos sem flash para não atrapalhar:

iniciação cristã


Esta apresentação foi baseada nos documentos:
- Estudo da CNBB 97
- DAIC - Diretório Arquidiocesano da Iniciação Cristã


Frases que eu anotei:

"Jesus é o nosso Sumo Sacerdote que penetrou à direita de Deus e está lá intercedendo por cada um de nós e Ele entende as nossas fraquezas, porque Ele passou por todo sofrimento também (Igual a nós em tudo, menos no pecado)"

"Sacramento não é um curso, não é para receber um diploma ou prêmio ao final, mas é um canal para receber a graça que abastece a nossa vida."

"A pedra de toque para saber se a pessoa foi evangelizada é se aquela pessoa começa a evangelizar."

"A vida da Iniciação Cristã é feita de passos:
- Eu quero, eu aceito, eu vou mudar!"

"A palavra de Deus é a semente. Não podemos deixar de ler a Bíblia nos encontros, seja qual for o tema."

"Jesus conta comigo, mas eu preciso me alimentar da Eucaristia e pedir a unção do Espírito Santo."


Ao final ela fez uma dinâmica mostrando os passos da Iniciação Cristã:

1º passo: Anúncio do amor de Deus mediante a palavra "Ide e pregai o Evangelho"(e mostrou um coração cantando "deixa a luz do céu entrar...")


2º passo: Catequese (catecumenato) - alimenta-se a fé com dinamismo e criatividade - a pessoa vai entender porque a gente é feliz por ser cristão (e apresentou a Bíblia e o Catecismo da Igreja)


3º passo: purificação e iluminação - preconceitos, costumes, superstições e outras coisas estão entranhadas em nossa vida, até pela forma que fomos criados. Precisamos nos livrar disso tudo para receber os sacramentos (e apresentou uma vela acesa)


Momento final: Mistagogia - mergulhar no mistério da graça, no sentido daquilo que você recebeu. (e mostrou um pote com água)
O que mudou na sua vida?
Alguém na sua casa ou no seu trabalho percebeu que você mudou?
Cristo permanece em mim e eu Nele (isso é mergulhar no sentido do sacramento)
Mesmo que todo mundo faça coisas erradas, eu não tenho vontade de fazer...

1 comente aqui:

Ivani disse...

Olá Sheila, paz e bem.
Gostei muito do texto e principalmente da dinâmica. Tenha um bom domingo e fique na paz do Senhor.