12 de julho de 2011

Historinha - Joio e Trigo

Todo terceiro domingo do mês os catequistas do primeiro ano ficam responsáveis pela missa das crianças e geralmente a gente prepara um teatrinho para apresentar para elas.
Visitando o blog da Tia Dani, li sua sugestão e junto com o Catequista Fábio adaptamos a historinha que ficou assim:

O Joio e o Trigo

Personagens: Tia Cláudia, Jéssica e Thais.

Comentário: Tia Cláudia estava ensinando as crianças sobre a parábola do Joio e do trigo quando Jéssica chega com a cabeça baixa.

Jéssica: (entra tristezinha)

Tia Cláudia: oi, que carinha é essa amiguinha?

Jéssica: meu coleguinha da escola me pediu cola na última prova e eu não dei. Aí essa semana ele ficou de recuperação e vai ter que estudar as férias inteiras, e a culpa é toda minha. To me sentindo tão pequena. A menor de todas as coisas.

Tia Cláudia: Amiguinha não fique assim. Olha você fez o que era certo. Dar cola não era certo, senão a professora deixaria fazer, não é mesmo? Temos todos os dias que fazer escolhas. E você escolheu fazer o que era honesto. A culpa dele ter que estudar nas férias não é sua, é dele mesmo por não ter escolhido estudar a mais tempo.

Jéssica: mas ainda me sinto pequena.

Tia Cláudia: (mostrar uma semente pequena) tá vendo essa sementinha aqui?

Jéssica: sim, mas ela é tão pequenina.

Tia Cláudia: pois é. Mas quando ela cresce se torna uma linda árvore e dá muitos frutos. Você pode estar se achando pequenina, mas seu coração é como essa árvore a distribuir frutos de amor, verdade, respeito.

Jéssica: puxa tia, isso é tão lindo.Gostaria de lançar um monte de sementes e ver uma grande plantação bem bonita.

Tia Cláudia: você pode e deve lançar sementes, mas depende de cada um aqui plantá-la e cuidar dela para que o joio não a estrague.

Thais: Joio? O que é isso?

Tia Cláudia: é uma plantinha danada de ruim, que atrapalha no crescimento das plantas que você plantou. Ele rouba sua água e os sais minerais. Se você tentar arrancá-lo você pode perder toda a sua plantação.

Thais: já sei. O joio é como o pecado em nossa vida. Jesus plantou em nós sementes do amor, do respeito, da unidade. O pecado chega e nos impede de experimentarmos os frutos desse amor. Ai a gente acaba não fazendo como Ele nos ensinou e ao invés de darmos bons frutos, só damos frutos amargos.

Reflexão: Na nossa vida temos muitas escolhas, o importante é escolher o caminho certo assim estaremos fazendo as obras de Deus e alcançaremos o maior tesouro que existe: O Reino dos Céus.

0 comente aqui: